Aumente a audiência de sua FANPAGE: entenda o Edge Rank!

 

A Fan Page já tem milhares de “fans” e agora?

Como “garantir” que todas as publicações de nossa página estejam sendo vistas pela nossa audiência? Garantir…não dá. Mas dá para otimizar o desempenho de visualizações de posts através de ações que promovam o engajamento dos fans.

Você sabia que nem todas as atualizações do seu ADMIN aparecem no feed de notícias de seus fans?

O Facebook tem um algoritmo que define quais posts aparecem no feed de notícias dos usuários.

A menos que o usuário tenha alterado suas configurações para receber as atualizações de TODOS seus amigos e páginas curtidas, quem decide o que aparece e o que é ocultado é o EDGE RANK!

O Edge Rank é composto por 3 dimensões, que precisam ser conhecidas e compreendidas por todas as pessoas que alimentam a sua FANPAGE.

Abaixo segue uma breve descrição de cada uma dessas dimensões:

Afinidade

O score de afinidade é baseado nas interações entre a Fan Page (o ADMIN) e o usuário. Amigos e fans com quem o ADMIN interage mais frequentemente, tem um maior score de afinidade. Cada vez que um fan entra na página e “curte” um post ou faz um comentário, seja uma publicação direta ou um comentário de um post, aumenta seu score de afinidade com essa página.

“Peso” da Interação

As interações recebem “pesos” diferentes no Facebook. O “peso” é dado conforme o nível de esforço aplicado pelo usuário. Por exemplo: se o usuário investe tempo em escrever um comentário em uma foto postada pelo ADMIN, esse gesto recebe um “peso” superior se comparado ao gesto de outro usuário que simplesmente “curtiu” a mesma foto. Ou seja, posts do ADMIN que conquistam comentários recebem mais “peso” e por isso tem maiores chances de aparecer no feed de notícias desses fans que fizeram os comentários. O mesmo pode ser aplicado para promoções em que o usuário precisa escrever no mural da Fanpage ou perguntas que geram respostas dos usuários.

“Idade”

A maioria das pessoas não se interessa mais pela notícia de ontem. Por isso, os posts MAIS NOVOS tem uma chance maior de aparecer no feed de notícias dos usuários. A dica aqui: fazer posts o mais relevantes e atraentes possíveis, para que o usuário IMEDIATAMENTE se sinta compelido a responder, comentar ou curtir!

Aguarde nosso próximo artigo, onde daremos DICAS preciosas sobre quais tipos de posts geram mais interação de usuários para alavancar seu Edge Rank e aumentar a audiência de sua FANPAGE!

 

Inspirado por: Social Media Examiner

Obs.: preferimos manter o uso  do termo “fan” para diferenciar do conceito de “amigo” e “administrador”, ainda que o termo não seja mais usado para relacionar aquele que curtiu uma FANPAGE.

1 Comment

  • Olá, gostei muito do post, parabéns a equipe.

    Me pergunto se o Edge Rank é o que define as postagens que vejo em meu mural, quando seleciono “Postagens Mais Importantes” ao invés das “Mensagens Mais Recentes”, vocês podem me sanar esta dúvida?

Leave a Reply to Guilherme Pires de Moraes Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *