A Importância da Resposta

Li em um artigo recentemente que o ser humano, depois de uma interrupção de 10 segundos em uma atividade, começa a divagar com sua mente. O popular “viajar’. Ao invés prestar atenção à sua apresentação, treinamento ou evento, ele começa a pensar nos problemas de casa, nas contas a pagar. A mente humana nunca para.

Portanto, é importante na hora do planejamento de qualquer atividade levar esse fator em conta. Um exemplo interessante de bom uso de tempo de interrupção é a página de uploads de videos do Youtube, que foi melhorada recentemente.

Há várias coisas que o usuário pode fazer durante este momento:

  1. – Inserir os dados relevantes àquele vídeo. Não há a necessidade de se esperar o upload terminar.
  2. – Escolher opções de compartilhamento, seja Facebook ou Orkut.
  3. – Finalmente, o usuário pode acompanhar os frames (quadros) que estão sendo transferidos.

Não há experiência pior que ficar esperando 10, 15 minutos para se fazer um upload, sem saber se a coisa está dando certo. O Youtube conseguiu construir uma experiência que de chata, ficou até agradável, ou pelo menos suportável.

A lição que fica é esta: em um momento de transição ou interrupção em uma palestra ou treinamento, não deixe o público sozinho. Estes momentos às vezes acontecem, para troca de palestrante, de equipamento, etc. Até um clip de música ou um desenho do Pica-Pau é melhor que nada.

PS: a tela deste artigo é do upload da excelente série de vídeos sobre carreira do consultor Gutemberg Macedo, que podem ser vistos no seu canal do Youtube.

Leave a comment

Your email address will not be published.